Programação

Programação

03 de Novembro (Segunda-Feira)

HORA EVENTO TÍTULO RESPONSÁVEL LOCAL
10:00 - 18:00 Credenciamento
-
  ANEXO DO CEDU
19:00 - 19:30 Solenidade de Abertura Auditório do antigo CSAU - Campus da UFAL
19:30 - 21:00 Conferência de Abertura Educação e Interculturalidades: desafios contemporâneos na formação docente. Dra. Maria Labarta – Universidade de Valência/Espanha Auditório do antigo CSAU - Campus da UFAL

04 de Novembro (Terça-Feira)

HORA EVENTO TÍTULO RESPONSÁVEL LOCAL
08:00 - 10:00 Comunicações orais Auditório do CEDU
10:00 - 12:00 Mesa-redonda 1
O professor e a escrita do aluno surdo
Coordenador: Mestrando/Doutorando
Componentes: Prof. Esp. Humberto Meira de Araújo NetoProf. Dr. Jair Barbosa da SilvaProfa. Dra. Camila Tavares LeiteProfa. Dra. Cristiane Monteiro PedruzziProf. Esp. Radjalma da Silva Teixeira.
Auditório do CEDU
Mesa-redonda 2
O lugar da Educação Infantil no curso de Pedagogia
Coordenador: Mestrando/Doutorando 
Componentes:  Dra. Lenira Haddad,  Dra. Maria Carmem Silveira Barbosa,  Dra. Gicelma de Oliveira Cavalcante.
Auditório da Biblioteca Central
Mesa-redonda 3
Interação na docência online e presencial
Coordenador:  Dra. Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Componentes:  Dra. Anamelea de Campos Pinto, Prof. Dr. Fábio Paraguaçu Duarte da Costa e  Dra. Nara Pimentel (UnB)
Auditório Paulo Freire(em frente ao CEDU)
12:00 - 13:00

Intervalo para almoço com apresentação cultural

13:00 - 14:00 Apresentação dos Pôsteres – Local: 
14:00 - 16:00 Mesa-redonda 4
Educação Especial: diferentes perspectivas para o tratamento de pessoas com necessidades educacionais especiais

Coordenador: Mestrando / Doutorando 
Componentes:  Dra. Daniela Mendonça Ribeiro,  Dra. Deborah Ramos Dornellas,  Dra. Jerzuí Mendes Torres Tomaz.
Auditório do antigo CSAU
Mesa-redonda 5
As políticas de Ações afirmativas: o que podemos dizer? E o que podemos aprender?
Coordenador: 
Mestrando/Doutorando 
Componentes: Prof. Dr. Álamo Pimentel, MSc. Fabson Calixto, Williem Silva, David José Silva,  Dra. Roseane Maria de Amorim
Auditório da Biblioteca Central
Mesa-redonda 6
Educação em Direitos Humanos: limites e desafios
Coordenador: Dayvid de Farias Santos
Componentes:  Dra. Elione Maria Nogueira Diógenes,  Dra. Mara Rejane Alves Nunes Ribeiro
Auditório Paulo Freire(em frente ao CEDU)
16:00 - 18:00 Comunicações Orais   Salas de aula do CEDU
19:00 - 21:30 Mesa Redonda 7
Plágio e produção científica
Coordenador: Mestrando/Doutorando 
Componentes:  Dra. Anamelea de Campos Pinto, Dra. Deise Juliana Francisco,  Dra. Neide Sobral.
Auditório da Biblioteca Central
19:00 - 21:00 Mesa redonda 8
O Ensino de Filosofia no Século XXI: desafios para a prática docente
Coordenadora:  MSc. Elizabete Amorim de Almeida Melo
Componentes:  Robertina Teixeira da Rocha, José Anderson de Oliveira Lima, Carlos Artur Costa Rodrigues.
Auditório Paulo Freire(em frente ao CEDU)
19:00 - 21:30 Comunicações Orais  Salas de aula do CEDU

05 de Novembro (Quarta-Feira)

 
HORA EVENTO TÍTULO RESPONSÁVEL LOCAL
08:00 - 10:00 Comunicações Orais  Salas de aula do CEDU
10:00 - 12:00 Mesa-redonda 9
Produção textual na escola: criatividade, intervenção e tratamento da rasura
Coordenador: Mestrando/Doutorando 
Componentes: Dra. Adna de Almeida Lopes, Bruno Jaborandy Maia Dias, Célia Cristina Monteiro Oliveira, Cleide Calheiros da Silva, Karolynne kaya Maria Amorim Moura.
Auditório do CEDU
Mesa-redonda 10
Teorias e práticas pedagógicas no currículo de matemática da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental: documentos oficiais e a formação do pedagogo
Coordenador: Mestrando/Doutorando 
Componentes: MSc. Carloney Alves de Oliveira, MSc. Rosemeire Roberta de Lima, MSc.Juliane dos Santos Medeiros
Auditório Paulo Freire(em frente ao CEDU)
Mesa-redonda 11
A Formação docente na UFAL: teoria e prática
Coordenador: 
MSc. Sandra Lúcia dos Santos Lira
Compontentes: Dra. Suzana Maria Barrios Luis, Dr. Amauri da Silva Barros, MSc. Giana Raquel Rosa, MSc. Irailde Correia de Souza Oliveira
Auditório do antigo CSAU
12:00 - 13:00

Intervalo para almoço com apresentação cultural

13:00 - 14:00 Apresentação dos Pôsteres – Local: 
14:00 - 16:00

Mesa Redonda 12
Da distribuição do Conhecimento: um ponto crítico da democracia?
Coordenador: metrando/doutorando
Componentes: Dra. Rosa Nunes, Dr. Cezar Nonato Bezerra Candeias

Auditório Paulo Freire(em frente ao CEDU)

Mesa redonda 13
Observatório de educação no CEDU: intervenções nas práticas de leitura escolar com crianças, jovens e adultos na perspectiva da pesquisa colaborativa
Coordenador: Mestrando/Doutorando
Componentes: Dra. Marinaide lima de Queiroz Freitas, Dra. Maria Inez Matoso Silveira, MSc. Adriana Cavalcanti dos Santos, MSc. Valeria Campos Cavalcanti

Auditório do antigo CSAU
16:00 - 18:00

Comunicações orais

Salas de aula do CEDU
19:00 - 21:00

Mesa-redonda 14
PAINTER Ensino de Filosofia: relato de experiência
Coordenadora: MSc. Elizabete Amorim de Almeida Melo
Componentes: Dr. Walter Matias Lima, Dra. Roseane Maria de Amorim, MSc. Andréa Giordanna Araujo da Silva

Auditório do CEDU

Mesa-redonda 15
Saúde Mental e Educação
Coordenador: Mestrando/Doutorando 
Componentes: Dra.Karla Demoly, Dra. Deise Juliana Francisco e Dra. Vera Lúcia Monteiro

Sala de seminários
19:00 - 21:00 Comunicações Orais Sala 12 Anexo do CEDU

06 de Novembro (Quinta-Feira) - MANHÃ - MINICURSOS/OFICINAS - 08:00 - 12:00

 
EVENTO EMENTA LOCAL
MINICURSO/OFICINA 1
A prática pedagógica e a formação brincante do educador: uma análise da experiência da Te-Arte
Ministrante: Rozana Melo
A formação brincante dos educadores que utilizam a brincadeira ou as diversas formas do brincar em seus encontros com as crianças da educação infantil. ANEXO CEDU - SALA 04
MINICURSO/OFICINA 2
Introdução à pedagogia Fenomenológica Existencial
Ministrante: Rafael Belo
Introdução à Fenomenologia; Introdução ao existencialismo; A relação da fenomenologia e do existencialismo como a concepção de educação e prática pedagógica; Aspectos fenomenológico-existenciais da abordagem de Carl Rogers e Paulo Freire. ANEXO CEDU - SALA 05
MINICURSO/OFICINA 3
O discurso das reformas educacionais no Brasil: Qual a função social que se coloca para o professor frente às novas demandas do capital.
Ministrantes: Eudymar Floriano, Iraci Ferreira 
Discurso das reformas educacionais no Brasil e a função social do professor frente às novas demandas da sociedade, buscando desvelar os efeitos de sentidos que esse discurso produz na práxis docente, haja visto que as mudanças ocorridas nas relações de produção expuseram o caráter contraditório do atual projeto de sociabilidade do capital ANEXO CEDU - SALA 06
MINICURSO/OFICINA 4
A LIBRAS do seu contexto teórico à sua prática
Ministrantes: Jaqueline Pereira Batista e Maria Lívia Vieira de Morais
Refletir um pouco sobre a trajetória dos surdos em seu contexto histórico. A história da educação  dos surdos até os dias atuais. Introdução ao conhecimento do que é a Língua Brasileira de Sinais ANEXO CEDU - SALA 07
MINICURSO/OFICINA 5
Diversidade e Cultura da Paz no Sistema Educacional: a integração necessária para se alcançar a inclusão como precursora da paz
Ministrantes: Maria Cristina de Campos Magano e Márcia Roseane Jerônimo de Melo
Aborda os valores e processos de inclusão/exclusão social sob a perspectiva cultural de desenvolvimento ético-moral. ANEXO CEDU - SALA 08
MINICURSO/OFICINA 6
O pensamento sincrético e aprendizagem da escrita
Ministrantes: Carol Prado Basílio de Oliveira, Renatha Adryana de Carvalho Santos Moraes, Wellington de Oliveira dos Santos, Taciana Gomes Ferreira e Aberlândia Gonçalves Almeida
Reflexões acerca da complexidade que envolve o desenvolvimento da criança pequena durante o período sincrético, segundo a teoria de Henri Wallon; demonstrar, por meio de desenhos infantis coletados em pesquisa, algumas características próprias dessa fase de desenvolvimento e discutir as condições e possibilidades de alfabetização durante o pensamento sincrético. ANEXO CEDU - SALA 09

MINICURSO/OFICINA 7
Ensinando e aprendendo história e filosofia por meio da literatura: olhares interdisciplinares
Ministrantes: Roseane Maria de Amorim, Edleine Cavalcante Santos, Mércia Cristina dos Santos Farias, Ana Maria Araújo Santos, Larissa Silva Pereira, Michaelly  Calixco dos Santos, Nubia Maria Soares dos Santos, Francisca Agusto da Silva, Priscila Gomes dos Santos

O papel da literatura na formação de pessoas solidárias e reflexivas a literatura como elemento primordial para promover experiências que toquem os professores e professoras. Situações didáticas com a literatura que ajude pensar o ensino de História e de Filosofia. ANEXO CEDU - SALA 10
MINICURSO/OFICINA 8
Ensinando e aprendendo frações com o apoio de materiais manipuláveis 
Ministrantes: Carloney Alves de oliveira , professora Rosemeire Roberta de lima, 
O conteúdo de frações através de materiais manipuláveis e jogos matemáticos; alguns materiais manipuláveis e jogos matemáticos como recursos didáticos nas aulas da Educação Básica para estudar frações; metodologias e práticas de ensino em Matemática sobre frações que possibilitem uma análise crítica sobre a potencialidade, os limites e as dificuldades de utilização dos materiais manipuláveis e jogos matemáticos. ANEXO CEDU - SALA 11
MINICURSO/OFICINA 9
Paradoxos da infância contemporânea na escola: um estudo histórico
Ministrantes: Juliana Carla da Paz Alves e Carla Manuela de Oliveira Santos
Estudo do desenvolvimento histórico da construção do conceito de infância e sua relação com a escola, enfatizando a reflexão sobre a noção de infância contemporânea que recebemos na escola atualmente, situando da educação infantil ao ensino fundamental. ANEXO CEDU - SALA 12
MINICURSO/OFICINA 10
A compreensão leitora: aspectos inferenciais
Ministrantes: Francisco Jaislon Dantas de Oliveira
Apresentação dos princípios e questões teóricas relacionadas à natureza do processamento cognitivo da compreensão leitora e a relevante influência da produção de inferências para esse processo. ANEXO CEDU - SALA 13
MINICURSO/OFICINA 11
Antecedentes históricos, percalços e a importância da implementação da Lei nº10.639/03 na educação: problematização contemporânea do racismo.
Ministrantes: Adjane d0s Santos Ramos e Kleverton Arthur de Almirante
O negro na formação da sociedade brasileira;  Educação das relações etnicorraciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Discriminação e racismo no Brasil. SALA 202 – MESTRADO – 1º. ANDAR CEDU
MINICURSO/OFICINA 12
Cultura Periférica e Educação: O rap como currículo de identificação Étnico-racial
Ministrantes: Anderson Lima da Silva, Fernando Rozendo da Silva Filho, Beatriz Araújo da Silva, Petrônio Jacinto Soares Junior
Aspectos sócio-históricos e educacionais sobre Cultura Periférica, utilizando o rap como ferramenta de identificação pedagógica entre professores e alunos da escola básica e do curso de pedagogia, utilizando a lei 10.639/03 sobre a temática étnico racial SALA DE SEMINÁRIO ANDAR TÉRREO CEDU
MINICURSO/OFICINA 13
História da Profissão Docente em Alagoas nas primeiras décadas da República
Ministrantes: Jacyell Karinne Bento, Floriza de Abreu Feitosa
O que é leitura? A importância da leitura e suas concepções; a importância da contação de história; estratégias de contação de história;  Dicas importantes sobre contar histórias; AUDITÓRIO DO CEDU

MINICURSO/OFICINA 14
Plataforma Lattes CNPq: a importância desta ferramenta e o cadastro de pesquisadores
Ministrantes: Julio César Correia da Silva, Sara Melo do Egito Nunes, José Jhonathan Macário Souza

Os aspectos históricos da criação da Plataforma Lattes CNPq, trazendo à tona a conscientização do que é currículo lattes e no que este influencia n o reconhecimento de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, demonstrando os passos necessários para a construção do currículo, bem como a importância na atualização dos dados LABORATÓRIO 2 DE INFORMÁTICA DO CEDU

 

12:00 - 14:00 Horário do almoço com Apresentação Cultural

 

06 de Novembro (Quinta-Feira) - TARDE - MINICURSOS/OFICINAS - 14:00 - 18:00

 
EVENTO EMENTA LOCAL
MINICURSO/OFICINA 15
Literatura, texto e contexto: Do percurso histórico a prática de sala de aula na educação fundamental e EJA
Ministrantes: Simone Natividade, José Adailton, Maria Fabiana
Percurso histórico do texto, e quais estratégias o professor pode adotar na intenção de promover um ambiente amistoso e produtivo entre seus alunos. Nesse trajeto, será abordado o uso de estratégias didáticas e lúdicas, que ajudem na contextualização de diferentes temáticas, tais como: peças teatrais, fábulas, música, jornal coletivo, dentre outros artifícios que colaborem e auxiliem o professor da educação pública nos ensinos fundamental regular e EJA ANEXO CEDU - SALA 04
MINICURSO/OFICINA 16
A influência do IDEB na gestão escolar
Ministrantes: Vânia Márcia da Silva
As influências do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na gestão escolar. ANEXO CEDU - SALA 05
MINICURSO/OFICINA 17
Plataforma Brasil
Ministrantes: Deise Juliana Francisco, Francisco Cabral, Rildete Oliveira
Princípios éticos em pesquisa; apresentar Plataforma Brasil; simular envio de protocolo de pesquisa via Plataforma Brasil. LABORATÓRIO 2 DE INFORMÁTICA - CEDU
MINICURSO/OFICINA 18
Quem escondeu o currículo oculto?
Ministrantes: Eudymar Floriano e Marcus Swell Menezes Brandão
O currículo desenvolvido cotidianamente na sala de aula e a presença de elementos comumente silenciados na escola e na sociedade; compreender a função ideológica do currículo oculto na sociedade. ANEXO CEDU - SALA 06
MINICURSO/OFICINA 19
Reinventando os clássicos da literatura: era uma vez uma outra história
Ministrantes: Reinaldo Batista dos Santos e Maria Fabiana Brito Santos
Discutir tópicos referentes à História da Profissão Docente em Alagoas nas primeiras décadas da República ANEXO CEDU - SALA 07
MINICURSO/OFICINA 20
Política Educacional Brasileira no contexto do neoliberalismo
Ministrantes: Dayvid de Farias Santos, Marina de Oliveira Chiorin, Fernanda Valeria do Nascimento Borba
Discussão sobre Política Social e Política Educacional, Política de Estado e Política de Governo no contexto do neoliberalismo no Brasil. ANEXO CEDU - SALA 08

MINICURSO/OFICINA 21
Sarau literário: experiências com a leitura
Ministrantes: Ízala Soares Alencar de Queiroz e Renata Farias

Literatura Infantil no Brasil; Teoria da recepção leitora; Políticas de livro e leitura (PNBE); Imaginação e Criação na Infância. ANEXO CEDU - SALA 09
MINICURSO/OFICINA 22
Ensinando a turma toda 
Ministrante: Arlete Rodrigues dos Santos
Propiciar ao professor  práticas de ensino ajudam os professores a ensinar os alunos de uma mesma turma, atingindo a todos, apesar de suas diferenças? Ou, como criar contextos educacionais capazes de ensinar todos os alunos? ANEXO CEDU - SALA 10
MINICURSO/OFICINA 23
Estado, política educacional e formação docente
Ministrantes: Aline Soares Nomeriano, Vicente José Barreto Guimarães
O Estado, suas políticas educacionais e as implicações para a formação docente. ANEXO CEDU - SALA 11
MINICURSO/OFICINA 24
Fazer, apreciar e refletir: trabalhando com variadas técnicas de artes visuais na educação infantil numa perspectiva de formação integral da criança
Ministrantes: Edenia Silva Santos, Elisabete Pereira Fernandes, Michelle Pereira de Oliveira.
Ampliar as possibilidades de trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil, a partir da manipulação de diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio, percebendo a Arte como forma de linguagem e expressão da criança, contribuindo para o desenvolvimento integral da mesma. ANEXO CEDU - SALA 12
MINICURSO/OFICINA 25
Os bebês e suas professoras, delimitando as especificidades do cotidiano na creche
Ministrante: Carla Manuela de Oliveira Santos
As especificidades do trabalho docente com os bebês na creche, delimitando os tempos e espaço, os sujeitos, as atividades, para assim, especificar os saberes e fazeres que estão presentes no cotidiano da creche com os bebês. ANEXO CEDU - SALA 13
MINICURSO/OFICINA 26
Ciência e ideologia na formação e na prática docente
Ministrantes: Lavoisier Almeida dos Santos, Valci Melo Silva dos Santos
Os conceitos de ciência e de ideologia a partir do marxismo e do positivismo enquanto paradigmas de explicação da realidade social. SALA DE SEMINÁRIO ANDAR TÉRREO CEDU
MINICURSO/OFICINA 27
A importância dos Jogos como recursos na educação infantil
Ministrante: Tatiane Hilário de Lira
Proporcionar diferentes jogos que contribua para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças em sala de aula SALA 202 DO MESTRADO 1º. ANDAR DO CEDU

MINICURSO/OFICINA 28
(Des)Construindo o gênero: Materiais e Metodologias utilizadas na quebra dos tabus sexuais na Educação Infantil
Ministrantes: Luciano Henrique da Silva Amorim, Leonaira Morgana da Silva Melo

Discutir e construir materiais lúdicos/didáticos que possam causar o estranhamento acerca da categoria gênero, principalmente para a formação docente na Educação Infantil AUDITÓRIO

MINICURSO/OFICINA 29
A importância de trabalhar o conteúdo sistema monetário brasileiro por meio de experiências práticas nas séries iniciais
Ministrantes: Carloney Alves de Oliveira; Júlia Grasiela Silva dos Santos; Lílian Roberta Salustiano Silva; Maria Isabel Ribeiro; Sarah Emiliano dos Santos. 

Proporcionar o conhecimento do sistema monetário brasileiro vivenciando experiências práticas e desenvolvendo habilidades cognitivas na realização de atividades e conceitos que possibilitem a aprendizagem significativa. Laboratório de Ciências e MatemáticaAnexo do CEDU – sala 1

 

06 de Novembro (Quinta-Feira) - NOITE - MINICURSOS/OFICINAS - 19:00 - 22:00

 
EVENTO EMENTA LOCAL
MINICURSO/OFICINA 30
Rádio Educativa
Ministrantes: Taynnariane Alves, Sara Egyto e Deise Francisco
O uso de TIC na educação; viabilizar a produção de áudio em educação; propor uso da rádio na educação. LABORATÓRIO 2 DE INFORMÁTICA - CEDU
MINICURSO/OFICINA 31
Manuscrito Escolar: reflexões para a prática da pesquisa em educação
Ministrantes: Célia Cristina Monteiro Oliveira, Cleide Calheiros da Silva e Karolynne Kaya Maria Amorim Moura
O estatuto e a especificidade do manuscrito escolar; selecionar, descrever e analisar aspectos da escrita na escola, tendo o manuscrito como objeto de estudo. ANEXO CEDU - SALA 04
MINICURSO/OFICINA 32
As Políticas Públicas Educacionais e o Trabalho Docente: o que Foucault tem a nos dizer?
Ministrantes: Izabella da Silva Vieria, Karla de Oliveira Santos e Paula Rejane Lisboa da Rocha
Discussão teórica-metodológica acerca do conceito de governamentalidade utilizado por Michel Foucault e o estudo analítico das políticas públicas contemporâneas no campo educacional e sua relação com o trabalho docente, através das estratégias de controle. ANEXO CEDU - SALA 05
MINICURSO/OFICINA 33
Sou professor, sou contador de história
Ministrantes: Demerson Lopes Olimpio, Suely Martins da Silva Dória
A importância da contação de história; abordando as diferenças entre o Contador de História e o Mediador de Leitura; possibilitando o conhecimento de técnicas de contação de história, assim como a necessidade de compreender o contexto histórico que permeiam diversos autores; promover leituras e organizar recontos a partir da oralidade, com utilização de recursos diversificados ANEXO CEDU - SALA 06
MINICURSO/OFICINA 34
Educação e gênero na prática escolar: dimensões políticas e pedagógicas
Ministrante: Mauriza Cabral
As relações sociais de gênero no contexto escolar. Análise e problematização das  ações e práticas cotidianas que reproduzem o preconceito e a discriminação de gênero. ANEXO CEDU - SALA 07
MINICURSO/OFICINA 35
Mediação na Educação Inclusiva
Ministrantes: Andressa Rafael dos Santos, Kelly Cristina dos Santos
Promoção de metodologias que propiciem a inclusão e distancie e/ou cessem a discriminação em virtude do desconhecimento ANEXO CEDU - SALA 08

MINICURSO/OFICINA 36
Artes Visuais na Educação Infantil
Ministrantes: Giucelly Palmeira Dantas, Isanês da Silva Cajé Torres, Maria Cícera Alves Costa

Possibilitar aos participantes momentos de conhecimentos multiculturais, enfatizando a importância da arte na vida das crianças da educação infantil, exemplificando o que se entende por arte, seus significados construídos historicamente e suas diversas aplicações, proporcionando um novo olhar e sensações quanto aos significados da arte na vida escolar das crianças e em família, a partir da construção de materiais de fácil acesso e baixo custo. ANEXO CEDU - SALA 09
MINICURSO/OFICINA 37
Arte Popular e Reciclagem: uma proposta de ensino para trabalhar a cultura com criatividade e consciência
Ministrantes: Anne Heloísa Ferreira Inácio, Carla Glycia Santos da Silva e Larissa Mayara de Holanda Rocha
Discussão do conceito de arte e arte popular; problematizando a questão do ensino de arte na sala de aula para a construção de conhecimentos; criação de desenhos utilizando a técnica de isogravura; demonstrando a importância de transformar o “lixo” em “matéria-prima” de arte; construindo peças de arte (brinquedos) a partir de materiais recicláveis. ANEXO CEDU - SALA 10
MINICURSO/OFICINA 38
A gestão democrática em Alagoas: limites e desafios
Ministrantes: Luciene Amaral da Silva e Isabela Macena dos Santos
Possibilitar a compreensão dos desafios e limites da gestão democrática no Estado de Alagoas. ANEXO CEDU - SALA 11
MINICURSO/OFICINA 39
Contribuições da autoconfrontação na atividade docente
Ministrantes: Elaine de Holanda Rosário, Isabela Rosália Lima de Araújo e Manuella Souza de Oliveira
Discussão dos resultados e as contribuições que a autoconfrontação trás nas pesquisas sobre a docência. ANEXO CEDU - SALA 12
MINICURSO/OFICINA 40
Contributos éticos de Foulcalt & teóricos e epistemológicos de Bourdieu ao trabalho pedagógico em pesquisa e às práticas de apropriação do conhecimento
Ministrantes: Prof. Dr. Ciro Bezerra
Filosofia estoica de Sêneca (epístolas do tempo e do conhecimento); Teoria e crítica de Marx à economia política clássica; Teoria da dialética do trabalho de Lukács; Concepção do princípio educativo do trabalho em Gramsci; Estudos éticos de Foucault; Concepção teórica e epistemológica de Bourdieu; Teoria da cotidianidade de Agnes Heller; Teoria da geografia crítica (Milton Santos, Ruy Moreira, Bernardo F. Mançano, entre outros) e Teoria da dominação social de Moishe Postone ANEXO CEDU - SALA 13
MINICURSO/OFICINA 41
As influências emocionais no desenvolvimento da aprendizagem do estudante de pedagogia: diálogos acerca da inteligência emocional
Ministrantes: Ana Rosa dos Santos e Valdete de Brito Silva
Discutir as influências emocionais no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes de Pedagogia, visando ampliar os olhares sobre o tema SALA 202 DO MESTRADO 1º. ANDAR DO CEDU
MINICURSO/OFICINA 42
Modelos didáticos e jogos pedagógicos no ensino de Ciências
Ministrantes: Dra. Giana Raquel rosa e Dra. Sineide Correia Silva Montenegro
Análises e discussões sobre o uso de materiais didáticos tradicionais, com Destaque para uma abordagem mais detalhada dos modelos didáticos e jogos pedagógicos. SALA DE SEMINÁRIO ANDAR TÉRREO CEDU
MINICURSO/OFICINA 43
Marcas de pontuação: recurso de organização sintática e de elaboração discursiva
Ministrantes: Cleide Calheiros da Silva, Antônio César da Silva 
Reflexão sobre o ensino das marcas de pontuação abordadas como atos comunicativos próprios de língua escrita e, partindo dessa concepção, propor uma reflexão sobre o tratamento que deve ser dado ao se trabalhar com esse tema em aulas de Língua Portuguesa. É finalidade do minicurso também apresentar uma proposta de categorização das marcas de pontuação que possa favorecer a sua aplicabilidade dentro de critérios gramaticais, textuais e discursivos AUDITÓRIO DO CEDU
MINICURSO/OFICINA 44
FILOSOFIA ANTIGA NO ENSINO MÉDIO
Ministrantes: Profª Dra. Solange Maria Norjosa Gonzaga  – Filosofia/UEPB; Profª. Ms. Elizabete Amorim de Almeida Melo – CEDU/UFAL; Herika Moura da Silva (Graduanda Filosofia – UEPB); Rafael Bruno Gomes da Silva (Graudando Filosofia – UEPB) 
Buscar um aprofundamento teórico e prático sobre o ensino de filosofia no ensino médio, destacando o período da filosofia antiga como foco; Contribuir com a melhoria do ensino de filosofia no ensino médio; Refletir sobre a importância do uso do texto filosófico em sala de aula. SALA DE SEMINÁRIO ANDAR TÉRREO CEDU

 

07 de Novembro (Sexta-Feira)

 

 
HORA EVENTO TÍTULO RESPONSÁVEL LOCAL
08:00 - 10:00 Comunicações Orais Auditório do antigo CSAU
10:00 - 12:00 Mesa-redonda 16
A formação de professores para a educação básica do campo
Componentes:  Dra. Ana Ma. Vergne de Moraes Oliveira (UFAL),  Luana Pommé Ferreira da Silva (MST) e Sara Jane Cerqueira Bezerra (MST)
Auditório Paulo Freire(em frente ao CEDU)
Mesa-redonda 17
Platão e Educação
Coordenadora: Elizabete Amorim de Almeida Melo
Componentes: Dra. Solange Maria Norjosa Gonzaga, MSc. Erick Vinicius Santos Gomes, MSc. Maria Gorette Bezerra de Lucena
Auditório do CEDU
Mesa-Redonda 18
Contributos éticos de Foucault & teóricos e epistemológicos de Bourdieu ao trabalho pedagógico em pesquisa às práticas de apropriação do conhecimento 
Coordenador: Mestrando/Doutorando 
Componentes:  Dr. Ciro Bezerra, MSc. Sergio Ricardo Gomes dos Santos Melo, MSc. Thalita Carla de Lima Melo, Fabricio Tavares da Silva, MSc. Elaine Cristina Santana de Oliveira
Auditório da Bilbioteca
12:00 - 13:00

Intervalo para almoço com apresentação cultural

13:00 - 14:00 Apresentação dos Pôsteres – Local: 
14:00 - 16:00 Mesa-redonda 19
Políticas de financiamento da educação no contexto alagoano
Componentes: Dra. Inalda Maria dos Santos, MSc. Jailton Lira, Dra. Edna Cristina do Prado
Auditório do antigo CSAU

Mesa-redonda 20
Narrativas de história de vida e Autoconfrontação nas pesquisas sobre o trabalho docente
Coordenador: Mestrando/Doutorando
Componentes: Dra. Caterina Benelli (UNIME/Itália); Dra. Laura Cristina Vieira Pizzi (PPGE/UFAL); Msc Isabela Rosália Lima de Araújo (PPGE/UFAL); Msc. Elaine de Holanda Rosário (PPGE/UFAL).

Auditório Paulo Freire(em frente ao CEDU)

Mesa-redonda 21
Educação e Revolução: a formação para além do capital
Coordenador:
Componentes: Dra. Edna Bertoldo (CEDU/UFAL/PPGE/Curso Pedagogia), Dr. Ivo Tonet (UFAL/Curso Filosofia)

Auditório do CEDU
16:00

Encerramento – Local: Hall do anxexo do CEDU